Restinga Sêca irá inaugurar estátua de Iemanjá em balneário no sábado

Arianne Lima

Restinga Sêca irá inaugurar estátua de Iemanjá em balneário no sábado
Foto: Divulgação/Sec. Cultura e Turismo de Restinga Sêca

O município de Restinga Sêca inaugurará uma estátua de Iemanjá no sábado (4) durante uma festividade no Balneário das Tunas. O evento deve começar a partir das 19h. Ao Diário, a secretária de Cultura e Turismo de Restinga Sêca, Shaiane Dotto, explicou como foi planejada a homenagem à Rainha do Mar:

– A ideia surgiu quando percebemos o expressivo público que procurava o balneário para prestar suas homenagens e, sabidamente, aqui na região, não havia espaço destinado especificamente para este fim. Com isso, começamos o trabalho para que o balneário contasse com a sua própria imagem, que será instalada no camping, de frente para o rio. Nossa intenção é que os devotos, religiosos e simpatizantes também identifiquem o Balneário das Tunas como um local para expressarem sua fé.

Conforme Shaiane, as festividades fazem parte da cultura e da identidade do município, sendo que a valorização da Cultura Afro é algo muito forte no local. Apesar de ocorrer a menos tempo do que outros eventos previstos pela prefeitura, a festa de Iemanjá tem levado mais pessoas a região de Restinga Sêca.

– Esperamos um grande público para a inauguração da imagem de Iemanjá, visto que temos já a presença de casas de religião confirmada de outros municípios. Há uma grande mobilização entre todas as casas de religião de Restinga Sêca. É um marco histórico-cultural e a valorização também da cultura afro. Esse fato reuniu e mobilizou os religiosos que se sentem valorizados por também ter um espaço para prestar às suas homenagens – afirma a secretária de Cultura e Turismo.

A estátua

A escultura de Iemanjá foi feita pelo desenhista, pintor e escultor, José Antonio Rocha Nunes, 64 anos, conhecido artisticamente como Toninho. Conforme o artista, a obra foi confeccionada no período de 28 de abril a 1 de junho do ano passado em Porto Alegre. Medindo 2m de altura e 1m de largura, a peça foi modelada em isopor maciço, revestida com várias camadas de fibra com resina, pintura acrílica e verniz Poliuretano (PU) automotivo.

Para fazer a estátua, Toninho contou com o auxílio do genro e sócio, Ricardo Souza da Silva. Atuando na área desde 1978, o escultor reflete sobre o próprio papel em um processo de fortalecimento da fé e devoção no município:

– Saber que meu trabalho será reconhecido e importante para milhares de pessoas que estarão ali admirando e adorando é muito gratificante. Senti-me muito feliz em imaginar o quão significativa será essa obra, e o prazer de fazer parte desse projeto não tem preço. É uma honra. Gostaria de agradecer pela preferência, por terem nos escolhido para este projeto, que será importante para a cidade de Restinga Sêca e região.

Fotos: Arquivo pessoal

Outras festividades

Além da inaguração da estátua e festa em honra a Iemanjá no sábado (4), está prevista a 22ª edição da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes também no Balneário das Tunas. O evento ocorrerá na manhã de domingo.

– A festa de navegantes deste ano também terá grande público. É a retomada integral da festividade, com a procissão fluvial seguindo o curso tradicional. A festa sempre reúne centenas de fiéis. Então, deve tomar ainda mais força em 2023 – relata Shaiane.

Programe-se!

Sábado (4)

19h – Inauguração da imagem e festa em honra a Iemanjá no Balneário das Tunas

Domingo (5)

9h15min – 22ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Arianne Lima – arianne.lima@diariosm.com.br

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inscrições para o campeonato municipal de handebol de São Sepé estão abertas até segunda-feira Anterior

Inscrições para o campeonato municipal de handebol de São Sepé estão abertas até segunda-feira

Justiça Federal nega indenização a moradora que reclamava de poluição de olaria próxima da UFSM Próximo

Justiça Federal nega indenização a moradora que reclamava de poluição de olaria próxima da UFSM

Geral